
Arraiás, festas típicas que acontecem em junho e julho, já fazem parte do calendário dos brasileiros. Em Bauru (SP), agora as comemorações também acontecem com os pets. O clima caipira invadiu creches e confeitarias especializadas, com comidas típicas adaptadas para os animais, brincadeiras temáticas e trajes especiais para garantir a diversão e o bem-estar dos bichinhos. Nessas festas, há bolo de milho, canjica, curau e até pé de moleque em formato de bandeirinha, mas os ingredientes são diferentes: tudo é preparado com produtos naturais e pensado exclusivamente para cães e gatos.
“Farinha de arroz, farinha de aveia, farinha de amaranto ou de linhaça. Depende do tamanho do bolo, depende do que a gente vai produzir naquele momento. Mas nada de conservantes, corantes químicos. Tudo são todos produtos caseiros”, diz Mirian Simão, confeiteira para pet.
Ainda de acordo com Mirian, essa época é uma das mais movimentadas do ano: “Os tutores gostam muito de ter coisas diferentes para oferecer para os pets, e os pets adoram esse carinho, essa atenção”, completa.
Além das comidinhas, as festas também contam com brincadeiras adaptadas. Em uma creche para cães da cidade, os cachorros participaram de uma semana especial de atividades com decoração temática, música e até barraca do ‘lambeijo’.
“Os clientes adoram essas coisas diferentes, porque eles sempre trazem a caráter, participam, querem saber como que vai ser. Então, eles entram mesmo na onda com a gente e se divertem”, diz a empresária Maria Victoria Coffone.
Mais de 30 cãezinhos frequentam o local, e, junto aos tutores, eles ganharam um cantinho com doces típicos para curtir a comemoração, assim como Mayra e Regina Carvalho.
“Eu gosto que ela participe, porque também a gente cria memórias com o cão. Tem as roupinhas de festa, tem todas as festas aqui e eu gosto muito.”
Em meio a tanta diversão, é importante estar atento. Segundo a nutricionista veterinária Luciana Domingues, quem leva o pet para uma festa tradicional precisa tomar cuidados redobrados com a alimentação.
“Nem todos os alimentos típicos são seguros para os pets. Então, por exemplo, o bolo de milho, a canjica, o curau, eles podem conter na sua composição alta concentração de açúcar, de leite, dentre outros temperos, e isso se torna tóxico para os cães e gatos”, explica Luciana.
Ela diz que restos de comidas ou enfeites no chão também oferecem riscos: “Vômito é o principal sintoma para nós observarmos, junto a apatia, sonolência, tremores, então são sintomas da própria diarreia, alimentos que rapidamente podem causar esse sintoma, que os tutores devem ficar atentos”.
Com criatividade, amor e responsabilidade, é possível incluir os pets nas festas típicas, de forma segura e divertida. Para isso, basta planejar, adaptar e garantir que os bichinhos estejam sempre bem cuidados.
Fonte: G1 – Bauru e Marília