Conhecer e aprender

Você sabia que:

Foto: Ilustrativa

Pássaros não urinam. Cavalos e vacas dormem enquanto estão de pé. O morcego é o único mamífero que pode voar, os ossos da perna de um morcego são tão finos que nenhum morcego consegue andar. Mesmo quando uma cobra tem os olhos fechados, ela ainda consegue ver através das suas pálpebras.

Apesar da aparência branca e macia do pelo do Urso Polar, ele realmente tem pele preta. A mosca doméstica média só vive por 2 ou 3 semanas. Para cada humano no mundo existe um milhão de formigas. Uma pequena quantidade de álcool colocada num escorpião vai fazê-lo enlouquecer e picar-se até à morte! Jacarés e tubarões podem viver até 100 anos. Uma abelha tem dois estômagos – um para o mel e outro para a comida. Os elefantes pesam menos do que a língua de uma baleia azul. O coração de uma baleia azul é do tamanho de um carro. As baleias azuis são a maior criatura que já vagueou pela Terra. Uma barata pode sobreviver por cerca de uma semana sem a cabeça antes de morrer de fome.

Quando um golfinho está doente ou ferido, os seus gritos de socorro convocam ajuda imediata de outros golfinhos, que tentam apoiá-lo à superfície para que ele possa respirar. Um caracol pode dormir por 3 anos. O pássaro mais rápido, o veloz de cauda espinha, pode voar tão rápido quanto 106 mph. (O falcão peregrino tem, na verdade, 390km/h ou 108mph) Uma vaca dá quase 200.000 copos de leite durante a sua vida. A sanguessuga tem 32 cérebros.

O gato médio apenas ao ar livre tem uma vida útil de cerca de três anos. Gatos só dentro de casa podem viver por dezesseis anos ou mais. Os tubarões são os únicos animais que nunca adoecem. Eles são imunes a todos os tipos de doença, incluindo o câncer. O probóscide de um mosquito tem 47 bordas afiadas na ponta para ajudá-lo a cortar a pele e até mesmo camadas protetoras de roupa. O cérebro humano tem espaço de memória de mais de 2,5 milhões de Petabytes, o que é de 2.500,500 Gigabytes Conhecimento é a chave.

Qual é o fenômeno biológico que aparece na perda gradual de massa muscular, força e função humana quando estão envelhecendo? Isto é conhecido como Sarcopenia! Sarcopenia, é uma perda gradual de massa muscular, força e função… a perda de massa muscular esquelética e força como resultado do envelhecimento.

A situação pode ser terrível, depende do indivíduo. Vamos explorar e analisar várias maneiras de prevenir a sarcopenia assim: Desenvolva o hábito, se for capaz de ficar de pé… apenas não se sente, e não se deite se puder sentar!

Sempre que uma pessoa idosa adoecer, e for internada no hospital, não lhe peça mais descanso, ou que se deite, relaxe e/ou não saia da cama… não ajuda nada. Ajude-os a dar uma volta. Exceto se eles perderam a energia para o fazer.

Ficar deitado por uma semana causa perda de pelo menos 5% da massa muscular! E infelizmente os idosos não conseguem recuperar os músculos da perda! Geralmente, a maioria dos idosos/idosos que contratam assistentes perde músculos mais rápido do que os ativos!

Sarcopenia é mais aterrorizante do que a osteoporose! Com a osteoporose, basta ter cuidado para não cair, enquanto a sarcopenia não afeta apenas a qualidade de vida, mas também causa glicemia alta devido à insuficiente massa muscular!

A perda mais rápida de músculos (atrofia) é através da ociosidade nos músculos das pernas. Porque quando em posição sentada ou deitada, as pernas não se movem, e a força dos músculos das pernas são diretamente afetada… Isto é especialmente importante para prestar a máxima atenção! Subindo e descendo escadas.

Caminhar, correr e andar de bicicleta são todos ótimos exercícios e podem aumentar a massa muscular! Para uma melhor qualidade de vida na velhice. Mexe-te… e não desperdice seus músculos!! O envelhecimento começa dos pés para cima! Mantenha suas pernas ativas e fortes!! À medida que envelhecemos diariamente, os nossos pés devem permanecer sempre ativos e fortes.

Se não mexer as pernas por apenas 2 semanas, a força real das pernas diminuirá em 10 anos. Portanto, “exercícios regulares como caminhada, ciclismo etc, são muito importantes”. Os pés são uma espécie de colunas que suportam todo o peso do corpo humano. Então, Caminhe todos os dias! Curiosamente, 50% dos humanos não fazem isto. Envelhecer com saúde é um ato divino.

Foto: Arquivo Pessoal

Wandenilza Caldonazzo-src 14012025-2259
WANDENILZA CALDONAZZO

Nasceu em Estiva, Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1952.

Formada em Ciências Humanas, e em Educação Física.

Reside em Itaí desde 1964.

Escreve poesia desde os doze anos, suas poesias são mais conhecidas em Porto Alegre–RS, onde recebeu com louvor o Grau de Confrade G-2 da Ordem da Confraria dos Poetas do Brasil no ano de 2000.

No mesmo ano, recebeu Menção Honrosa em Concurso Literário, participando da Antologia Poética 2000, com várias poesias publicadas com poetas de todo Brasil.

Participou do Projeto, em prol do Timor Leste, onde teve uma poesia “Tempo de Guerra” publicada no livro PAZ – Manifesto à Paz Mundial (2003), onde recebeu o Diploma de Mérito Humanitário Internacional.

Foi Destaque Especial no segundo Concurso de Poesias na cidade de Avaré no ano de 1995, tendo suas poesias publicadas na Antologia do mesmo.

Livros publicados: “Poemas Poesias e Fragmentos” (2003), Editora Nativa – SP, lançado na Bienal do Livro no ano de 2004, em São Paulo.

“Cristais”. O sonho de uma realidade ou a realidade de um sonho (2004), Ficção. Segunda edição.

“1ª Antologia Poética de Itaí”, em parceria com poetas itaienses.

“Nas pegadas de São Caetano” (2005) – Poesias católicas.

“Projeto Ecoteca (2006) – Aconteceu assim…” – crônicas acontecidas entre Professores e Alunos.

“Lendas Urbanas de Itaí” (2016) Histórias que viraram lendas e que são apresentadas na CAMINHADA DAS LENDAS URBANAS DE ITAÍ, teatro interativo que tem inicio no Museu Municipal, passando pelos locais onde as lendas aconteceram e terminando dentro do Cemitério Municipal.

Tem poemas, poesias e crônicas publicados em vários sites de comunicação existentes em Itaí.

Autora da Série: “Se o Titanic não submergisse”.

É cronista do Farol Noticia, Jornal Online.

Representou Maria, Mãe de Jesus Cristo por 20 anos na Encenação da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa.

Participou em vários curtas metragens como protagonista, coadjuvante ou antagonista.

Formou e participou em vários grupos teatrais, hoje é integrante do grupo de teatro: ARTEIROS DE ITAÍ, com várias personagens encenadas e registradas no seu currículo artístico.

É Autora, Atriz e Diretora de várias peças encenadas pelo grupo.

Ama Itaí como o seu “Pedaço de Paraíso” no Planeta Terra, e tem gratidão pela vida que vive neste aqui e agora.

Tem como mantra a palavra: GEISAL!

Leia também

Sexta-Feira 13

Hoje é 13/12/2024 Vamos confabular. Somando tudo 13+12+2024=2.049 que somando 2+0+4+9=15 Somando número por número, 1+3+1+2+2+0+2+4=15. 1+5=6 Então, duas vezes o 15 15+15=30 Somando 2.024+15+15+30+6=2.090

Leia Mais »

Breve autobiografia

Um pouco sobre mim… Meu nome é Aurisdeive Gonçalves de Carvalho, mas você pode me chamar de Deive; Sou natural do bairro da Penha na

Leia Mais »
Escanear o código