Projeto foi criado por moradores de Bauru (SP) e busca levar alegria para pessoas em vulnerabilidade emocional e/ou social no centro-oeste paulista.
Modo Leitura
‘Heróis para Heróis’: voluntários espalham sorrisos em visitas a hospitais e lares assistenciais em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Batman, Superman, Homem-Aranha ou Thor, no multiverso de Bauru (SP), são os responsáveis por “salvar o dia” dos pacientes em situação de vulnerabilidade social e/ou emocional nos hospitais do centro-oeste paulista.
Com fantasias, maquiagem e abraços que os voluntários do projeto “Heróis para Heróis” espalham alegrias e encantamento para crianças e acompanhantes, tornando o processo hospitalar um pouco menos sofrido.
Nesta quarta-feira (6), é comemorado o Dia Nacional do Riso, e os idealizadores do projeto explicam como o riso pode ser , de fato, considerado o melhor remédio.
Sonho antigo
Para Reinaldo César, empresário, e Marisa Cruz, assistente social no CAPS, o projeto nasceu junto com o filho Theo, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O pai conta que o sonho de criar o projeto já era antigo, mas foi a partir da caminhada e paternidade atípica que ele percebeu que seria uma ótima forma de retribuir o apoio, afinal, o voluntariado do projeto é um ato de amor ao próximo.
“Recebemos bem mais do que doamos, recebemos sorrisos, olhares de carinho, abraços e gratidão”, afirma o idealizador.
‘Heróis para Heróis’: voluntários espalham sorrisos em visitas a hospitais e lares assistenciais em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Além disso, todos os voluntários são amigos, conhecidos ou familiares do casal, e as doações que já foram realizadas foram revertidas ao grupo, para aquisição de novas fantasias e equipamentos para o projeto. Por meio do voluntariado, psicólogos, estudantes, analistas de sistemas e assistentes sociais se transformam em princesas, personagens e heróis.
Riso como melhor remédio
Existem, de fato, comprovações de que rir traz benefícios ao corpo e mente, proporcionando bem-estar. No entanto, Reinaldo afirma que é muito mais que isso, e impacta não apenas os pacientes, mas até mesmo os acompanhantes, fiéis companheiros.
“O relato dos pais é sempre com bastante gratidão. Nos hospitais, eles ficam felizes por causa da mudança de rotina, que muda o dia das crianças, e nas instituições onde vamos que atendem pessoas em vulnerabilidade social, eles acabam tirando bastante foto, porque eles sabem é muito difícil ter contato com esse tipo de entretenimento”, relata.
‘Heróis para Heróis’: voluntários espalham sorrisos em visitas a hospitais e lares assistenciais em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Além da mudança no humor e nos sorrisos que surgem na visita, ele também conta como é incrível acompanhar a recuperação dos pacientes. Um caso que o marcou muito foi durante a entrega de presentes no Natal de 2023, quando conheceu um menino que marcou muito ele e sua esposa.
“Ele ficou de três a quatro meses internado, sendo que ele ficou um mês só em UTI, teve que fazer vários procedimentos de corte, de tudo, por conta de uma bactéria que ele pegou. E graças a Deus, na visita que fizemos no Dia das Crianças a gente viu que ele estava plenamente recuperado. Isso é muito gratificante para a gente.”
Além do Theo, que inspirou o projeto e participa das visitas, a outra filha do casal também é uma das voluntárias, mostrando que não existe limite de idade para fazer o bem ao próximo.
Modo LeituraNesta segunda-feira (15 de setembro de 2025), Avaré celebra 164 anos de fundação, comemorando uma trajetória marcada por conquistas, desenvolvimento regional e valorização de
Modo LeituraUm acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (12), no bairro Jardim Paineiras, em Avaré, envolveu um menino de 11 anos que estava andando de
Modo LeituraA Polícia Militar de Cerqueira César apreendeu dois adolescentes suspeitos de tráfico de drogas na última sexta-feira (12). A ação ocorreu após uma abordagem