
Uma reunião entre o Ministério Público e a administração do hospital Adib Jatene e Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS) discutiu, nesta quinta-feira (3), uma denúncia de que uma ala com mais de 50 leitos estava desativada no hospital, enquanto a região tem fila de espera de cirurgias e procedimentos médicos.
Na reunião foi informado que, do 46 leitos desativados, 10 são de UTI, e 36 são de enfermaria cirúrgica. Esses leitos estavam fechados há pelo menos quatro anos, mas todos os leitos de UTI foram reabertos na terça-feira (1°) e já estão funcionando. Os leitos de enfermaria serão reabertos no dia 5 de agosto.
A organização social que administra o Adib fez a repactuação do contrato com o estado para dar encaminhamento desses leitos. Falta ainda oficializar, mas na reunião foi afirmado que os leitos serão ocupados por pacientes de cirurgias.
Essa medida, de acordo com o promotor Tiago Henrique Bernini Ramos, da Promotoria Regional de Saúde, deve impactar nas cirurgias de coluna, o objeto de investigação do MP, e outros procedimentos, como cardíacas e consultas ambulatoriais.
“A nossa expectativa é de que a reabertura desses leitos tenham um impacto positivo, porque mesmo que ele tenha uma finalidade específica, isso vai acabar desafogando outros leitos para que eles possam ser usados em outras finalidades. Então, de qualquer forma, o impacto é significativo e positivo”, analisa.
Sobre as cirurgias de coluna, o promotor diz que o assunto ainda será acompanhado. A DRS tem 30 dias para encaminhar os números oficiais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/t/N/50zkwERByBDSAiRm9ZVQ/sor-sonora-promotor-030725.transfer-frame-1280.jpeg)
Histórico
Em outubro de 2023, o MP recebeu denúncia de fila de cirurgia de coluna e demora excessiva na Rede Regional de Atenção à Saúde de Sorocaba, que conta com aproximadamente 50 municípios, incluindo as sub-regiões de Itapetininga e Itapeva.
Em dezembro de 2024, 1.019 mil pessoas estavam na fila. Algumas esperando quase 5 anos. No último semestre de 2024 foram 52 cirurgias e 170 foram incluídas na fila nesse período.
Agora, na reunião, foram apresentados os seguintes números: 2.467 pessoas esperando cirurgias ortopédicas de coluna e 89 de neurocoluna.
O Adib Domingos Jatene possui, ao todo, 260 leitos, mas pelo menos 50 não estão sendo utilizados, segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí