
Um filhote de tamanduá-bandeira abandonado, com cerca de um mês de vida, foi resgatado no bairro Meia Légua, zona rural de Pilar do Sul (SP), na quinta-feira (31).
Segundo a diretora de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Maíra da Silva Martins, este é o terceiro resgate da espécie neste ano no município. A veterinária explicou que o animal não estava ferido, mas estava hipoglicêmico, pois passou muito tempo sem alimentação devido à falta da mãe.
Ele também perdeu temperatura corporal. Após o resgate, o filhote foi aquecido pela profissional e encaminhado até um centro de reabilitação de animais silvestres em São Roque (SP). Conforme Maíra, o morador que acionou o resgate contou que o animal estava sozinho há mais de 12 horas e que a mãe não tinha retornado para buscá-lo.
A equipe da Guarda Municipal e a veterinária foram resgatar o tamanduá. Ela informou que as fêmeas têm o hábito de carregar os filhotes nas costas, que são camuflados para evitar os predadores, não sendo normal encontrar um sozinho. “Mesmo sendo a minha rotina trabalhar com várias espécies de animais, cada vez que pego um, é uma mistura de sentimentos.
Acho maravilhoso ter a oportunidade de pegar e resgatar, mas ao mesmo tempo, fico triste por saber que os animais sofrem com atitudes dos humanos, como desmatamento e a caça”, completou a profissional. Atualmente, o animal está bem e seguirá sob os cuidados do Núcleo Floresta, em São Roque (SP).
Maíra também explicou que, como os filhotes perdem temperatura fácil, seria necessário aquecê-lo, devido também ao frio intenso na madrugada. A prioridade foi mantê-lo quente e encaminhar com segurança até o centro de cuidados.
Fonte: G1 – Itapetininga e Região