Categorias

Taquarituba ainda contabiliza danos de incêndio de proporções gigantescas

Segundo diretor de Meio ambiente de Taquarituba, o trabalho feito neste domingo (25) tem como objetivo dimensionar a área total atingida. Primeiros focos foram registrados na quarta-feira (21).

A chuva registrada na tarde deste sábado (24) colocou fim ao incêndio de grandes proporções em uma área de mata que fica entre as cidades de Taquarituba e Coronel Macedo. A área total atingida ainda não foi divulgada.

Os primeiros focos foram registrados na quarta-feira (21). O tempo seco, a velocidade do vento (que, em alguns momentos, passou dos 60 km/h) e o tipo de vegetação fizeram com que o incêndio tomasse proporções gigantescas.

No sábado, a preocupação da Defesa Civil era a possibilidade de o fogo chegar a uma terceira cidade, em uma área de vegetação de Itaporanga.

Conforme o diretor de Meio Ambiente de Taquarituba, Gabriel Soldera, o trabalho feito neste domingo (25) teve como objetivo dimensionar a área total atingida.

“Agora não tem mais focos de incêndio porque deu uma chuva boa. Acabou com a fuligem, com a fumaça, com os focos de incêndio… Parou, graças a Deus. A Defesa Civil está tentando fazer uma estimativa da área”, explica.

O combate à queimada contou com seis bombeiros e 20 brigadistas das Defesas Civis de Coronel Macedo, Taquarituba e Itaporanga, além do Corpo de Bombeiros de Itaí.

Quatro dias de fogo intenso

Segundo a Defesa Civil do Estado, o fogo na área de vegetação teve início na quarta-feira (21), às 15h30, em uma plantação de pinus. Não houve registros de vítimas ou de casas afetadas. Até sexta-feira (23), o fogo já havia atingido aproximadamente 120 alqueires.

Conforme os bombeiros, o combate às chamas foi desafiador, pois os locais têm terreno irregular, o que dificulta o acesso dos caminhões.

Situação de emergência

O Governo do Estado de São Paulo declarou situação de emergência em 45 cidades devido à quantidade devastadora de incêndios florestais registrada nos últimos dias.

O decreto vale por 180 dias e indica que os focos de incêndio “resultaram em graves danos humanos, materiais e ambientais, além de significativos prejuízos econômicos e sociais” nas cidades incluídas no documento. Na região de Itapetininga, estão na lista as seguintes cidades: Bernardino de Campos, Taquarituba e Coronel Macedo.

Fonte: Portal 014

Leia também