
Com a chegada da Black Friday, o Ipem-SP orienta consumidores a adotarem cuidados para compras mais seguras. A principal recomendação é verificar a credibilidade das lojas, especialmente no comércio online, e sempre conferir as informações obrigatórias de cada produto. O órgão reforça a importância de evitar produtos piratas, que representam riscos à saúde, não seguem normas de segurança e alimentam a economia ilegal.
Brinquedos
Devem ter o Selo do Inmetro e indicação correta de faixa etária. O consumidor deve evitar comércio informal e verificar informações como instruções de uso, riscos, CNPJ e endereço do fabricante.
Eletrodomésticos
Todos devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, com classificação de eficiência (A a G). Lavadoras e fogões também trazem dados sobre consumo de água e gás.
Produtos têxteis
As etiquetas devem apresentar, em português: marca, CNPJ, país de origem, composição têxtil com percentuais, símbolos de conservação e tamanho. Produtos embalados precisam informar composição, origem e dimensões.
O Ipem-SP autua empresas que descumprem normas, com multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão. O órgão disponibiliza o Guia Prático de Consumo com orientações para compras seguras.
Fonte: Agência SP




