PMs salvam bebê ao auxiliar parto na Brabância em Avaré

Imagem divulgação

Policiais militares do 53º Batalhão desempenharam um papel crucial ao prestar assistência a uma mulher que estava em trabalho de parto dentro de casa, e salvaram a vida do recém-nascido. O incidente ocorreu durante a madrugada deste sábado, dia 10 de fevereiro, na Brabância, em Avaré.

Durante o patrulhamento, os policiais receberam uma chamada informando que uma mulher, de 36 anos, estava em trabalho de parto, sendo que o bebê tinha nascido e ainda estava com o cordão umbilical ligado a placenta.

Os PMs, Cabos Barbosa e Carvalho, foram até o local e verificaram que a mulher estava em seu quarto deitada na cama e o bebê estava entre suas pernas.

Os policiais notaram que o recém-nascido não chorou e havia bolhas transparentes saindo da sua boca. Após higienizar as mãos, os agentes fizeram a “fenda palatina”, que é o procedimento de pôr o dedo indicador na boca do bebê afim de identificar alguma obstrução e anormalidades no céu da boca.

Devido à falta de meios, foi improvisada a corda que segura a arma para amarrar o cordão umbilical e fazer o desligamento entre o bebê e a placenta, sendo que a placenta ainda estava no útero da mulher.

Foi verificado que a mãe não teve hemorragia, então ela ficou aguardando o SAMU com familiares, enquanto a PM socorreu o bebê, enrolado em uma coberta até o setor da maternidade da Santa Casa de Avaré.

Na maternidade, os PMs entregaram o recém-nascido a enfermeira obstetra, que de imediato acionou o médico pediatra, que fez a expiração do líquido amniótico e iniciou os protocolos de atendimento.

Após passar por atendimento médico, tanto o bebê, quanto sua mãe, permaneceram internados, porém sem riscos.

Leia também

Escanear o código