Unesp é considerada a melhor do Brasil em ranking de universidades jovens

Foto Arquivo Acontece Botucatu

A Unesp ocupa a primeira posição no Brasil e a 124ª colocação no mundo em ranking internacional que avalia apenas instituições com menos de 50 anos. A edição de 2024 do Young University Rankings 2024, produzido pela revista britânica Times Higher Education, especializada no ensino superior, avaliou mais de mil universidades, sendo que apenas 673 cumpriram os critérios de classificação.

O resultado representa uma melhora significativa da Unesp no levantamento que avalia as universidades jovens. No ano passado, a Universidade foi ranqueada em uma faixa entre 301ª e 350ª posição. Uma análise detalhada do desempenho da Unesp e da metodologia usada na elaboração do ranking foi elaborada pela Comissão dos Rankings da Unesp.

Outros resultados relevantes da Unesp foram registrados nos indicadores Ensino, em que a Universidade ficou na 36ª posição mundial, e Ambiente de Pesquisa, em que foi ranqueada na 69ª posição global. Os resultados completos do ranking podem ser vistos na página da Times Higher Education.

Segundo a página, o ranking que analisa apenas as universidades com menos de 50 anos obedece os mesmos indicadores de desempenho que a edição mundial (THE World University Ranking), no entanto as ponderações foram ajustadas para dar menos peso à reputação das universidades.

Além da Unesp, outras 19 instituições brasileiras figuram nesta edição do ranking. A primeira posição global ficou com a Nanyang Technological University, de Singapura, seguido pela Paris Sciences et Lettres, da França, e pela Hong Kong University of Science and Technology.

A Unesp e os rankings

A Comissão dos Rankings da Unesp reforça que o resultado de rankings não representa um alvo para a instituição, tampouco uma visão de futuro para a Universidade.

Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade.

Um dos pilares mais importantes para a universidade pública brasileira é a atuação na extensão, responsável por levar o conhecimento produzido pela academia diretamente à comunidade. Essas ações de impacto social, entretanto, ainda não são consideradas pelos rankings universitários.

Fonte: Site Unesp

Leia também

Escanear o código