Unesp inaugura primeira fábrica da América Latina dedicada a produzir biofármacos

Foto: CEVAP/Divulgação

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurou, nesta quinta-feira (13), a primeira fábrica da América Latina dedicada à produção de amostras de biofármacos para pesquisa clínica, em Botucatu, no interior de São Paulo.

O complexo prestará serviços terceirizados de desenvolvimento e produção de medicamentos para empresas farmacêuticas, biotecnológicas e outras instituições de pesquisa, atuando como uma CDMO (sigla em inglês para Organização de Desenvolvimento e Fabricação sob Contrato), a primeira do país e da América Latina.

Por meio de prestação de serviços à indústria farmacêutica, o local, além de atuar na produção de lotes pilotos de biofármacos para ensaios clínicos em um ambiente validado, abrigará também uma escola para o treinamento e capacitação profissional, além de espaço destinado a startups de biotecnologia.

Segundo o pesquisador e coordenador executivo do Centro de Estudos de Venenos e Animais (Cevap-Unesp), professor Rui Seabra Ferreira Júnior, a ideia do centro é reduzir custos e riscos para as empresas, aumentar a flexibilidade e a escalabilidade da produção e garantir a qualidade e a conformidade na produção dos lotes-piloto de medicamentos experimentais.

Ainda de acordo com o pesquisador, a unidade terá como foco a produção de biofármacos, sobretudo os chamados anticorpos monoclonais – proteínas similares às secretadas por células do sistema imune humano produzidas em laboratório para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Vinculado ao Centro de Estudos de Venenos e Animais (Cevap-Unesp), o complexo produzirá, ainda, os insumos necessários para as pesquisas conduzidas no Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos da Unesp.

Para a construção do complexo, foram investidos R$ 20 milhões em um convênio entre o Ministério da Saúde e a universidade, sendo que ainda estão previstos mais R$ 60 milhões para a sua operacionalização. A Unesp também foi a responsável pela contratação de todos os profissionais que irão atuar no local.

Fonte: G1 Bauru e Marília

Leia também