A Prefeitura de Itapetininga (SP) confirmou nesta quarta-feira (11) um novo caso de meningite na cidade. De acordo com a prefeitura, o município registrou uma morte e mais oito casos da doença em 2024.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, a criança deu entrada no HLOB na terça-feira (10), apresentando sintomas como dor de cabeça, rigidez na nuca, vômito e febre.
Foi realizada a coleta de liquor, procedimento utilizado para o diagnóstico, e o resultado apresentou alterações. Ainda de acordo com a prefeitura, outros exames complementares serão realizados para definir qual tipo de meningite.
O bloqueio com medicamentos, se necessário, será realizado somente após os resultados dos exames complementares, conforme protocolo do Ministério da Saúde. A criança está sendo medicada e segue internada no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, em isolamento.
A morte por meningite bacteriana é de uma mulher, de 59 anos, registrada em 21 de fevereiro.
Em 2023 foram confirmados sete casos de meningite e uma morte em decorrência da doença durante todo o ano. A vítima foi uma criança de nove anos.
Ainda segundo o Executivo, os cuidados são: manter a vacinação atualizada , em caso de sintomas, procurar atendimento médico.
Fonte: g1 Itapetininga e Região