Na manhã desta segunda-feira (16), a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) realizou uma audiência pública para discutir a concessão do trecho rodoviário entre Ourinhos e Itapetininga, conhecido como Lote Paranapanema. O projeto prevê a privatização de rodovias e a instalação de cinco pedágios automáticos no percurso, com tarifas variando entre R$ 4,80 e R$ 11,94.
Rodovias Envolvidas
O Lote Paranapanema abrange trechos das seguintes rodovias:
- SP-270: Raposo Tavares
- SP-189: Engenheiro Lauri Simões de Barros
- SP-278: Mello Peixoto
- SPA-204/270: Acesso Ivens Vieira
- SPA 245/270: Engenheiro Edson Martins de Lara
Locais e valores dos pedágios
Os cinco “pórticos” de cobrança, que serão automatizados, deverão ser instalados nos seguintes locais:
- P1 – Angatuba: R$ 6,44
- P2 – Itaí: R$ 11,94
- P3 – Piraju/Tejupá: R$ 4,80
- P4 – Ipaussu/Bernardino de Campos: R$ 5,24
- P5 – Canitar/Chavantes: R$ 6,86
As tarifas foram calculadas com base em uma média quilométrica de R$ 14,77 para pistas simples e R$ 20,68 para pistas duplicadas.
Cronograma de concessão e audiências públicas
A próxima etapa do projeto inclui novas audiências públicas:
- Terça-feira (17), às 10h: Auditório Municipal Alcides Rossi, Itapetininga
- Quarta-feira (18), às 10h: Auditório da Artesp, em formato híbrido
O cronograma prevê:
- Lançamento do edital: Abril de 2025
- Leilão: Julho de 2025
- Assinatura do contrato: Outubro de 2025
- Início da cobrança: Outubro de 2026
Obras de infraestrutura previstas
Como contrapartida, a concessão inclui melhorias importantes na infraestrutura rodoviária da região, como:
- Viaduto no trevo da Vila Brasil, em Ourinhos
- Trevo no Jardim Itamaraty (antes da concessão)
- Melhorias no trevo da Boa Esperança
- Adequações no trevo do Ville de France
Reações e opiniões divergentes
O projeto dividiu opiniões durante a audiência pública. O deputado federal Capitão Augusto (PL) defendeu a concessão como medida essencial para viabilizar as obras, argumentando que o governo estadual não possui recursos para realizá-las sem a privatização.
Por outro lado, o vereador Eder Mota, de Ourinhos, demonstrou preocupação com o impacto financeiro para os motoristas da região, especialmente no trecho entre Ourinhos e Ipaussu, que até o momento não possui cobrança de pedágio.
Os prefeitos presentes, incluindo Guilherme Gonçalves (Podemos), de Ourinhos, não manifestaram oposição ao projeto, indicando uma aceitação geral por parte das lideranças locais.
Impacto na população
A implantação dos pedágios e a concessão do trecho prometem melhorias estruturais significativas, mas também geram preocupações com o aumento de custos para motoristas e transportadores. O debate continuará com as audiências públicas agendadas para os próximos dias, onde novos pontos poderão ser discutidos.
Confira mais informações e acompanhe o vídeo completo da audiência no site oficial da Artesp.
Por Farol Notícias Online