
A Santa Casa de Itapeva (SP) continua com superlotação. A situação já dura dois meses e, de acordo com a instituição, a ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou a mais de 90%.
Dados divulgados pela Santa Casa mostram que a ocupação clínica atingiu 103%, e a unidade neonatal chega a quase 63%. Na pediatria, a ocupação é de 87%, e na maternidade, 65%.
Ainda de acordo com a unidade, o alto número de casos azuis e verdes (considerados não urgentes) prejudicam o atendimento, já que estes pacientes deveriam ser atendidos em unidades de saúde.
Nas últimas quatro semanas, a Santa Casa teve uma média de 2,8 mil pacientes atendidos no pronto-socorro e, segundo a unidade, mais da metade eram atendimentos de baixa complexidade. A recomendação é que estes casos sejam atendidos em postos de saúde e, se necessário, encaminhados para a Santa Casa.
Situação na região
Em Tatuí (SP), a Santa Casa informou que o hospital está atendendo dentro da normalidade, entretanto, a taxa de ocupação se aproxima dos 100%.
Já em Itapetininga (SP), a TV TEM pediu informações sobre os atendimentos e, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.
Fonte: G1 – Itapetininga e Região