Bauru – Pacientes com alta social serão transferidos de hospital de Bauru para unidades de acolhimento

Modo Leitura
G1 - Bauru e Marília
Hospital Manoel de Abreu Bauru (SP): pacientes em situação de alta social devem ser transferidos para outras unidades, após reunião — Foto: Divulgação

Pacientes em situação de alta social internados no Hospital Estadual Manoel de Abreu, em Bauru (SP), mesmo após receberem alta, serão transferidos para outros estabelecimentos do município. A decisão foi tomada após reunião nesta quinta-feira (17) entre representantes da Prefeitura, do Ministério Público e do Departamento Regional de Saúde (DRS).

A Defensoria Pública do Estado de SP havia enviado ofício, na terça-feira (15), para a Secretaria Municipal de Assistência Social e para o hospital, solicitando informações e medidas urgentes para resolver os casos de “alta social”.

A Defensoria identificou que 23 pacientes permaneciam ocupando leitos por falta de vagas em acolhimentos sociais ou sem encaminhamento para assistência social, impedindo novas internações no hospital.

Na reunião, representantes da secretaria de Assistência Social e do hospital informaram que dos 23 casos iniciais, restam 13 nessa situação.

As autoridades municipais e do DRS anunciaram que pacientes com problemas neurológicos serão transferidos para o Hospital Lar Irmã Dulce, de Pirajuí (SP). O estabelecimento é especializado no atendimento de pacientes de ambos os sexos, geriátricos, sem estrutura familiar, acamados, neurológicos e psiquiátricos, com internação de longa permanência.

A secretaria de Assistência Social também anunciou na reunião que vai abrir dez novas vagas em asilos e instituições de longa permanência de idosos para acolher os pacientes em alta social.

Também ficou decidido que a secretaria vai enviar ao Ministério Público relatório sobre os pacientes de alta social que possuem familiares em condições de acolhê-los, mas que não tomaram nenhuma providência. A situação pode configurar abandono.

Uma nova reunião deve ocorrer em setembro entre os representantes dos setores envolvidos para avaliar o resultado após as medidas.

Fonte: G1 – Bauru e Marília

Leia também