Duas cidades do centro-oeste paulista estão entre as 10 melhores no índice de alfabetização do estado

Modo Leitura
G1 - Bauru e Marília
Cidades do interior de SP têm 100% de crianças alfabetizadas até o 2º ano — Foto: Reprodução

Uru e Balbinos (SP), cidades do centro-oeste paulista, estão entre as dez melhores cidades do estado de São Paulo no indicador ‘Criança Alfabetizada’, do Ministério da Educação, que mede o nível de alfabetização de alunos da rede pública até o 2º ano do ensino fundamental.

Apenas 56 municípios em todo o país conseguiram bater 100% de alfabetização. Entre eles, os dois municípios.

Segundo o último levantamento do IBGE, Balbinos tem pouco mais de 3,9 mil habitantes e Uru 1.419. A pesquisa do Ministério da Educação é referente ao ano de 2024. Os números foram calculados depois que os alunos fizeram um teste com perguntas de múltipla escolha e uma redação.

O índice avalia qual é o grau de leitura, compreensão de texto e também a escrita destes jovens. Além dos municípios de Uru e Balbinos, outras cidades do centro-oeste paulista também apareceram no levantamento.

Em Bauru (SP), a meta de alfabetização era de 49%, e o município atingiu 50,5%. Já Marília (SP) também ultrapassou a meta, com 64%. Confira outros municípios: Botucatu (SP) tinha uma meta de 62%, mas apenas 59% dos alunos são alfabetizados.

O estado de São Paulo bateu a meta estipulada, mas ainda ficou abaixo dos 59%, número esperado nacionalmente.

A TV TEM pediu um levantamento para as prefeituras das cidades que não bateram a meta, mas apenas Jaú respondeu, questionando os dados do Ministério da Educação e dizendo que, em 2024, o município bateu a meta com 75% dos alunos alfabetizados até o 2º anos. Afirmou também que a gestão está empenhada em melhorar a aprendizagem através de programas educacionais e também parcerias com a família.

Fonte: G1 – Bauru e Marília

Leia também