
O Festival Multicultural 2025 está chegando para promover a inclusão, acessibilidade e solidariedade. Com entrada gratuita, contará com shows do sambista Diogo Nogueira e do titã Paulo Miklos, ambos acompanhados pela Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB). Além disso, o festival terá apresentações do humorista Paul Cabannes, do duo infantil Badulaque e de várias outras atrações, fazendo jus ao seu slogan: um evento, todos os públicos.
O festival, que conta com patrocínio exclusivo da Metso por meio da Lei Rouanet, tem a acessibilidade como um de seus pilares. Contará com área prioritária para PCD em frente ao palco, intérprete de Libras durante toda a programação, banheiros químicos acessíveis e fraldário.
“Além de expandirmos a diversidade da programação, queremos que o festival seja um espaço de pertencimento e acolhimento. A acessibilidade foi pensada com prioridade. E, ao mesmo tempo, mantemos nosso propósito de fortalecer a cultura, a educação e a solidariedade”, destaca o diretor do projeto, Daniel Casadó.
A programação começa na sexta-feira, 29, com show da Banda Megazord e apresentação do humorista Paul Cabannes. No sábado, 30, os destaques são o duo infantil Badulaque e o show de Diogo Nogueira, acompanhado pela OSMB. No domingo, 31, além de apresentações teatrais e musicais ao longo do dia, o encerramento será com Paulo Miklos, também ao lado da Sinfônica.
Segundo Casadó, a curadoria busca unir qualidade e diversidade: “Montamos um line-up popular e democrático. Quem chega para o almoço e curte o festival gastronômico, por exemplo, pode emendar na programação musical ou levar as crianças para o teatro. O importante é que todos se sintam parte do evento”.
O caráter solidário também é marca registrada. Haverá arrecadação de 1 kg de alimento, com destinação ao Fundo Social de Solidariedade, e 10% da renda do festival gastronômico, espaço kids e feira de artesanato serão destinados à Associação Santa Rita de Cássia, à Asca e ao Instituto Gold, que também terão estandes para divulgação de seus trabalhos e venda de produtos artesanais, promovendo inclusão social e geração de renda.
Além disso, o projeto Galera Empresto estará presente coletando tampinhas plásticas e latas de alumínio para reverter em triciclos adaptados para pessoas com deficiência física.
Ana Cláudia Mira, gerente de Recursos Humanos da Metso, patrocinadora do festival pelo quarto ano consecutivo, reforça o impacto positivo da iniciativa:
“Mais do que um evento cultural, o festival já se consolidou como parte do calendário oficial de Sorocaba e região. Ver as famílias reunidas, as crianças interagindo e a população participando ativamente das atrações nos mostra que estamos no caminho certo”.
Pedro Macedo, vice-presidente de Recursos Humanos da Metso para a América do Sul, acrescenta:
“Unir arte, cultura, educação e solidariedade é um compromisso que faz parte da essência da Metso, e o Festival Multicultural traduz muito bem esses valores. Para este ano, nossas expectativas são as melhores, queremos fortalecer ainda mais o vínculo com a comunidade e ampliar o alcance das ações sociais”.
Confira a programação:
Sexta – 29/08
– 19h: Banda Megazord (música)
– 21h: Paul Cabannes (stand-up comedy)
Sábado – 30/08
– 12h: Ruby Woo (música)
– 14h: Badulaque (musical infantil)
– 15h: O Sítio do Pica-Pau Amarelo em “O Circo de Cavalinhos” (teatro infantil)
– 16h: Big Time Orchestra (instrumental)
– 19h30: Orquestra Sinfônica de Botucatu, com regência do Maestro Carlos Lima, convida Diogo Nogueira
Domingo – 31/08
– 12h: Villa Jazz Trio (instrumental)
– 15h: Aladdin (teatro infantil)
– 16h: Contação de histórias “Gabi e os Guardiões da Natureza” (infantil)
– 16h30: O Poste (teatro infantil)
– 17h30: Banda USR (música flashback)
– 20h: Orquestra Sinfônica de Botucatu, com regência do Maestro Carlos Lima, convida Paulo Miklos.
Serviço
– Local: Parque das Águas – Sorocaba/SP
– Data: 29, 30 e 31 de agosto de 2025
– Entrada: Gratuita
– Classificação etária: Livre.
Fonte: G1 – Sorocaba e Jundiaí