
Thiago Mello, estudante do curso Técnico em Computação Gráfica do Senac Sorocaba (SP), conquistou o primeiro lugar na edição de 2025 do Adobe Certified Professional World Championship, campeonato mundial de design realizado em Orlando, na Flórida, entre os dias 27 e 30 de julho.
O artista já havia vencido a etapa brasileira da competição, o que lhe garantiu a vaga na final mundial. Além da medalha de ouro, Thiago levou para casa um prêmio de 8 mil dólares.
Antes de embarcar para os Estados Unidos, Thiago conversou sobre a expectativa para a competição, que reúne alunos de mais de 90 países e busca premiar talentos nas áreas de design, ilustração, publicidade, fotografia e artes.
“A participação na competição foi um grande desafio que testou todas as minhas habilidades. Além disso, é uma oportunidade de inspirar outras pessoas, demonstrar que é possível sonhar e realizar”, afirmou Thiago.
Durante a competição, o artista teve 420 minutos — oito horas — para idealizar, criar e apresentar um projeto para uma ONG que ajuda jovens empreendedores a desenvolver habilidades. “Foi dado aos competidores dois projetos para entregar em oito horas. Passei a maior parte do tempo em um deles e restou apenas uma hora para finalizar o pôster apresentado na premiação. Foi acirrado, mas deu certo”, relembrou.
Apesar do nervosismo, Thiago contou que representar o Brasil lhe deu mais força de vontade durante a competição, promovida pela Pearson VUE. “Quando vi os trabalhos dos outros participantes expostos, fiquei comparando com o meu e bateu ansiedade. Mas subir ao palco com a bandeira do Brasil foi indescritível. Só percebi a dimensão do prêmio quando voltei para casa e abracei minha família”, relatou.
Aluno do Programa Senac de Gratuidade, ele destacou que a instituição foi fundamental para a conquista. “O Senac abriu portas que eu nunca imaginei. Sem o apoio dos professores e da instituição, eu não teria chegado até os Estados Unidos”.
Para o coordenador da área de Aplicativos, Computação Gráfica e Internet do Senac São Paulo, Alex de Lima Cabral, a vitória é motivo de orgulho. “Essa conquista mostra o talento dos nossos alunos e o impacto do trabalho dos nossos docentes”, afirmou.
Thiago também falou sobre a experiência de trocar vivências com estudantes de diferentes países. “Todos estavam muito animados. Conversei com pessoas de várias culturas e levei lembranças incríveis. Mais do que competir, foi uma oportunidade de aprendizado e amizade”.
Como foi o concurso?
O desafio envolvia criar um post, um carrossel e um story sobre a doação de rações. A única regra era que os participantes não poderiam abordar o tema sob uma perspectiva negativa.
Os critérios de avaliação incluíam aderência ao tema, uso de fontes confiáveis, legibilidade, domínio das ferramentas, aproveitamento de bancos de imagens e materiais disponibilizados, estética, adequação às redes sociais e aplicação prática.
Fonte: G1 – Sorocaba e Jundiaí