
A atleta Bia Sampaio colocou o nome de Avaré no mais alto pódio do judô nacional. Ela sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro de Judô – Veteranos e Kata de 2025, na categoria F3 Pesado (acima de 78 kg). O evento, que reuniu os melhores atletas veteranos do país, foi realizado em Barueri (SP), entre os dias 22 e 24 de agosto.
Na disputa pela medalha de ouro, Bia Sampaio enfrentou a judoca Viviane Ferreira, que terminou com a prata. A vitória consolida a atleta avareense entre os principais nomes da modalidade em sua faixa etária e peso.
Ao comemorar o título em suas redes sociais, Bia fez questão de destacar que a vitória, embora conquistada sozinha no tatame, é fruto de um esforço coletivo. “No tatame entramos sozinhos, mas até chegar esse momento é preciso uma rede de pessoas que acreditam no nosso sonho e tornam o impossível, realidade”, escreveu a campeã.
“Meu muito obrigada à IGO Mobilidade, que acreditou em mim e tornou-se minha patrocinadora; à Secretaria Municipal de Esportes de Avaré, na pessoa do secretário Carlos Roberto Bagaceira, ao nosso prefeito Roberto Araújo e ao Sensei Ricardo Araújo, pelo apoio constante nessa caminhada. Um agradecimento especial à Sensei Adriana Bento, que vive o judô em sua essência de altruísmo e generosidade, abrindo as portas de sua academia para que esse sonho se tornasse realidade. Também a minha família, minha base: meu marido Nelson Ortega Júnior e meu filho João Francisco Ortega e claro, a cada aluno do Clube Amigos do Judô e todos os meus alunos: vocês me ensinam diariamente que feliz é aquele que aprende com quem ensina. Essa conquista não é só minha — é nossa!”.
A vitória de Bia Sampaio é um marco para o esporte de Avaré e serve de inspiração para atletas de todas as idades, mostrando que dedicação e uma forte rede de apoio são a base para transformar sonhos em realidade.
Fonte: A Voz do Vale