
Avaré ganha mais um atrativo turístico. O município acaba de entrar nas Rotas do Queijo de São Paulo. O projeto tem o objetivo de valorizar a produção dos queijos artesanais paulistas, além de estimular o desenvolvimento e o turismo gastronômico ligado ao queijo. Essa é mais uma ação intersecretarial sob a coordenação da Casa Civil, com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, Desenvolvimento Econômico e Invest SP.
Classificadas em oito rotas estruturadas, as Rotas do Queijo de São Paulo agregam propriedades localizadas em 77 municípios. Na Rota Sudoeste Paulista, seis municípios estão representados.
A lista completa de propriedades está disponível no site www.rotasdoqueijo.sp.gov.br. “São Paulo cresce no turismo e é referência quando o assunto é gastronomia e turismo rural. Os nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo para vivenciar os processos de produção, experiências no campo, mostras e degustações, além de eventos turísticos dos mais diversos, que incrementam a economia e valorizam a produção e a cultura local”, comenta o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
O estado de São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional — como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. O estado de São Paulo garantiu quatro medalhas de ouro: três para queijos e uma para iogurte.
Produto típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Fonte: A Comarca



