AVARÉ – Prefeitura e Bombeiros anunciam “Operação de Prevenção Aquática” no cartão-postal 

Modo Leitura

Foto: Reprodução Corpo de BombeirosApós uma série de mortes por afogamento na orla da Represa Jurumirim, incluindo Camping Municipal e Costa Azul, as autoridades sem outra alternativa, anunciaram medidas proativas para ao menos mitigar o que poderia tornar a temporada 25/26 em um terror para o turismo da Estância.

 

Na sexta-feira, 31, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, em parceria com o 15º Grupamento de Bombeiros (GB), lançou uma campanha de prevenção aquática para garantir a segurança dos frequentadores do seu principal cartão-postal, o Camping Municipal, orla da Represa de Jurumirim.

 

O trabalho já vem ocorrendo nos finais de ano, mas dessa vez, o serviço está sendo adiantado e claro, a iniciativa visa coibir acidentes e promover um verão seguro para todos.

 

De acordo com a corporação, para a temporada que promete ser bastante movimentada, o Corpo de Bombeiros destacará equipes especializadas de Guarda-Vidas que atuarão nos finais de semana.

 

Confira abaixo o cronograma de trabalho e as orientações mais importantes para a preservação da vida:

Operação Guarda-Vidas Reforçada

Dias de Atendimento: Sábados e Domingos.

Horário: Do meio-dia (12h00) às 18h00.

Objetivo: Proteger os banhistas e orientar o público sobre práticas seguras na água.

 

Proibição de Saltos: Para evitar traumatismos e lesões graves, não pule de píeres, pedras ou pontes na represa. O fundo pode ser raso ou conter obstáculos.

 

Uso Obrigatório de Coletes Salva-Vidas: Ao utilizar embarcações (barcos, motos aquáticas, caiaques ou stand-up paddles), todos a bordo devem usar o colete salva-vidas corretamente.

 

Crianças e Idosos: A atenção deve ser redobrada. Crianças e pessoas idosas, ou com dificuldades de mobilidade, devem estar sempre sob supervisão constante de um adulto responsável, mesmo em áreas rasas.

 

Evite a Água após as Refeições: O tempo de digestão é essencial. Evite entrar na água imediatamente após consumir grandes quantidades de comida.

 

Fonte: portal Sudoeste Paulista

Leia também