Avaré chegou a 1.004 de casos confirmados de dengue em 2024 nesta sexta-feira (19), conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda segundo o boletim epidemiológico, 31 casos estão em investigação. Até o momento, foram registradas 1.686 notificações, sendo que 651 casos foram negativos para a dengue.
No boletim divulgado no dia 11 de abril, a cidade tinha 816 casos confirmados, ou seja, houve um aumento de 23% referente aos dados divulgados nessa sexta-feira.
Desde 2022, a dengue voltou a crescer no país. Nos primeiros meses de 2024, os números da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti começaram a escalar de forma preocupante, fazendo com que que estados e municípios brasileiros implementassem medidas como aumento de leitos e tendas para hidratação dos pacientes.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.
Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Fonte: A Voz do Vale