Botucatu registrou nesta segunda-feira (11) a primeira vítima fatal da dengue em 2024. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Município.
A morte ocorreu no último domingo (10), mas foi registrada oficialmente ontem. O óbito consta no painel do centro epidemiológico do estado de SP.
O nome da vítima não foi revelado. Trata-se de uma idosa, com mais de 80 anos e que estava internada na rede privada do município, segundo a Prefeitura.
A paciente passou por uma cirurgia abdominal devido a uma diverticulite. De acordo com a Prefeitura, a paciente estava internada em leito de enfermaria recebendo atendimento para a dengue, quando apresentou a doença intestinal.
Apesar do quadro, a morte consta no painel paulista de dengue. Somente até a contagem registrada nesta segunda-feira, Botucatu já somava 3044 casos positivos de dengue em 2024.
A Vigilância Ambiental em Saúde faz a orientação para que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas. São eles: febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição.
Importante: jamais o suspeito de dengue deve se automedicar.
Fonte: Acontece Botucatu