Campanha de Coleta de Sangue quer atender importante Hemocentro de Rubião Jr.

Banner divulgação

Tem uma comunidade organizada e muito ativa em Avaré que realiza constantes campanhas para o importantíssimo fortalecimento do estoque de sangue, de proeminentes instituições de saúde, responsáveis por atender milhares de brasileiros todos os meses.

Desta vez, a campanha de Coleta de Sangue, é para abastecer o Hemocentro de Rubião Junior, responsável por atender praticamente todos os municípios do Sudoeste Paulista.

De acordo com a coordenadora do grupo, a ativista social e rotariana Rita Roesener, a ação irá acontecer no próximo dia 08 de março.

O local é a sede da Loja Maçônica Acácia de Avaré, localizada na Avenida Governador Mario Covas, n°577, ao lado do Corpo de Bombeiros.

O horário é das 8:00hs as 12:00hs ou até o término das 120 senhas que serão distribuídas.

“Seja um importante doador e participe desta importante ação social que ajudará a salvar vidas.” Conclama a avareense.

Quem pode doar

De acordo com o HC de Botucatu, os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH; ter boa saúde; pesar mais que 50kg; não estar em jejum; dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação e ter entre 18 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos.

A doação de candidatos com idade entre 16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável legal e ambos portando documento original com foto.

Caso tenha recebido dose de vacina contra gripe e não tiver tido reação, aguardar 48 horas para fazer a doação. Não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, ter diabetes, doença de Chagas, labirintite, convulsões e ter tido malária ou Aids.

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e às cirurgias cardíacas; as vítimas de traumas, dentre outros. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas e em nosso serviço pode ser realizada a cada 15 dias, pondera a entidade de saúde.

Leia também