Clube de astronomia aproveita apagão para observar constelações e planetas no céu de Itapetininga: ‘Revelou sua beleza’

Foi possível observar constelações características desta fase de transição entre a primavera e o verão no hemisfério sul, como a famosa As Três Marias. Três planetas também puderam ser observados: Mercúrio, Vênus e Saturno.

Durante o apagão registrado em Itapetininga (SP) foi possível observar constelações — Foto: Rodrigo Raffa/Clube Centauri

Mais de 20 cidades foram atingidas pelo apagão registrado na noite de quarta-feira (20) em SP, incluindo Itapetininga (SP). Mas nem tudo foi um problema, pelo menos para o Clube de Astronomia Centauri, que viu na escuridão uma oportunidade para observar o céu noturno na área urbanizada da cidade sem a chamada poluição luminosa.

De acordo com o astrônomo e professor do Clube Centauri Rodrigo Raffa, foi possível observar constelações características desta fase de transição entre a primavera e o verão no hemisfério sul, como a famosa As Três Marias, que cientificamente é chamada de Constelação de Órion.

Além disso, três planetas puderam ser observados: MercúrioVênus Saturno.

O fotógrafo e videomaker Gustavo Moraes também fez um registro aéreo de Itapetininga durante o apagão.

Poluição luminosa

 

Segundo o professor Rodrigo Raffa, a poluição luminosa é um dos principais desafios enfrentados pelos praticantes da astronomia observacional em áreas urbanas. Isso porque a luz artificial excessiva não apenas apaga o brilho das estrelas, mas também interfere no bem-estar de diversos ecossistemas.

Animado com a oportunidade do apagão, Raffa publicou no site do clube de astronomia um artigo ressaltando o momento: “… em meio à escuridão, algo extraordinário aconteceu: o céu noturno, normalmente escondido pela poluição luminosa, revelou sua beleza”.

Leia também

Escanear o código