Compras online no fim de ano: como evitar golpes e garantir segurança financeira nas compras de Natal

PixtoPay alerta consumidores sobre os principais golpes virtuais e dá dicas práticas para proteger suas transações financeiras

Foto: Divulgação

São Paulo, dezembro de 2024 — Com o aumento no volume de compras virtuais impulsionado por datas como Black Friday, Natal e Ano Novo, os brasileiros estão mais expostos a fraudes digitais. Segundo a Febraban – Federação Brasileira de Bancos, 7 em cada 10 golpes online envolvem tentativas de phishing – tipo de ataque cibernético que visa a obter dados pessoais de usuários, como senhas e/ou número de cartões de crédito -, e durante a alta temporada de vendas, esses números disparam.

A PixtoPay, uma das maiores empresas de soluções financeiras digitais, com presença em 18 países, registra todos os dias diversas tentativas de golpes e fraude, uma vez que a empresa movimenta por mês mais de 40 milhões de transações provenientes das plataformas de seus mais de 600 clientes. Essa estatística reflete a urgência de alertar os consumidores e orientá-los sobre como se proteger.

“Os criminosos estão cada vez mais sofisticados, aproveitando a pressa e a confiança do consumidor em períodos como o fim de ano. Nosso objetivo é não apenas oferecer soluções seguras, mas também educar as pessoas para que estejam mais atentas e protegidas”, destaca Daniel Menegasso, CTO da PixtoPay e especialista em cibersegurança.

Como se proteger
O varejo brasileiro deve movimentar R$ 69,7 bilhões neste Natal, crescimento de 1,3% em relação ao ano passado, já descontada a inflação, de acordo com previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) preveem que o final do ano vai movimentar mais de 132 milhões de consumidores, sendo que uma boa parte vai comprar no ambiente digital.

De acordo com a PixtoPay, os crimes digitais seguem um padrão preocupante, como as falsas lojas virtuais, que atraem consumidores com preços baixos, mas não entregam os produtos, e os golpes com programas sociais, onde criminosos enviam mensagens fraudulentas simulando benefícios governamentais, nesta época. Mas o arrojo dos criminosos pode ir além, conforme ressalta Menegasso. Eles podem elaborar promoções falsas, com preços atraentes, forjar vales-presentes, ou mesmo fazer notificações de entregas fraudulentas.

A PixtoPay recomenda algumas práticas essenciais para se proteger:

  • Cheque a reputação da loja: Utilize sites como Reclame Aqui e redes sociais para verificar avaliações de outros consumidores.
  • Prefira métodos de pagamento seguros: Utilize soluções digitais confiáveis e, se possível, opte por cartões virtuais para compras online.
  • Evite links suspeitos: Nunca clique em mensagens de promoções enviadas por SMS ou WhatsApp; acesse os sites diretamente no navegador.
  • Ative a autenticação em duas etapas: Isso adiciona uma camada extra de segurança às suas contas.

“Segurança nas compras online vai além de boas práticas; trata-se de estar sempre vigilante. Nenhuma instituição confiável solicita dados sensíveis por telefone, WhatsApp ou SMS. O brasileiro precisa ser mais crítico ao receber mensagens ou ofertas tentadoras”, reforça Menegasso. A PixtoPay movimenta mais de R$ 4 bilhões por mês, em transações financeiras, e segue rigorosos padrões de compliance e segurança, além de atuar na conscientização da população para reduzir os riscos de fraudes digitais.

Fonte: Assessoria de Imprensa | PIXTOPAY

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