
Duas crianças, de 2 e 4 anos, foram resgatadas de uma situação de maus-tratos em uma casa no bairro Cintra Gordinho, em Araçariguama (SP), nesta quarta-feira (23). Ninguém foi preso.
De acordo com o boletim de ocorrência, o Conselho Tutelar esteve na casa da família após denúncia anônima que dizia que as crianças, que são irmãs, estavam sendo negligenciadas. No local, abordaram o pai, que inicialmente não queria deixar os agentes entrar, mas depois permitiu a entrada. Segundo os agentes, o interior da casa estava com forte cheiro de lixo, com fezes no chão, restos de comida estragada, louça suja, água acumulada no chão e papel higiênico usado espalhado pelos cômodos.
As crianças foram retiradas do local e levadas ao Pronto Atendimento da cidade, onde foram avaliadas por um pediatra, que constatou que elas estavam abaixo do peso e com infecções de pele causadas por falta de higiene, além de vacinas em atraso.
O pai das crianças foi levado à delegacia e disse às autoridades que trabalha no turno da madrugada, ficando responsável pelos filhos durante o dia, enquanto a esposa está no trabalho. A mãe também foi chamada para prestar depoimento e disse que trabalha no período da tarde e noite, revezando os cuidados com o marido. O casal contou ainda que se mudou para a cidade há aproximadamente dois meses e justificou a situação por estar enfrentando dificuldades financeiras.
O caso foi registrado como crime de maus-tratos. A Polícia Civil solicitou exames periciais na casa e nas crianças, acompanhamento do Conselho Tutelar e uma avaliação para verificar se os menores podem ser acolhidos na casa de um parente. Caso contrário, o Ministério Público deverá ser acionado.
Fonte: G1 – Sorocaba e Jundiaí