A jovem Yara Ventura, de 15 anos, aluna do Colégio Conexão, em Jaú, foi escolhida para integrar a 72ª edição do Harvard Model United Nations (Hmun), a maior e mais antiga simulação da ONU voltada para estudantes do Ensino Médio. O evento será realizado em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025.
Selecionada pelo Instituto Diplomun, com sede em Salvador (BA), Yara fará parte de uma delegação de 40 jovens brasileiros. Embora tenha concluído apenas o 9º ano do Ensino Fundamental em 2024, a estudante demonstrou habilidades notáveis durante o processo seletivo, que incluiu uma entrevista para avaliar sua aptidão diplomática e oratória.
Experiência diplomática e tema desafiador
Na simulação, Yara representará a Micronésia em discussões sobre “intervenção estrangeira em guerra civil e gangues transnacionais”, um dos temas abordados pelos comitês da Hmun, que reúnem cerca de 2.500 estudantes de todo o mundo. Com a possibilidade de debates de até quatro horas, o evento permite que os participantes se aprofundem em questões globais e desenvolvam uma visão política e estratégica.
“Essa experiência é única, pois dá aos estudantes o papel de diplomatas, ensinando sobre os processos e a dinâmica política dos países”, comenta Yara. Desde maio, ela tem recebido treinamento intensivo do Instituto Diplomun, com mais de 40 horas de monitoria e acesso a 50 materiais didáticos para se preparar para a conferência.
Uma paixão por Relações Internacionais e Direito
Yara relata que a preparação e a oportunidade despertaram nela um interesse crescente por Relações Internacionais e Direito, além de aprimorar suas habilidades de comunicação e oratória. “Estou encantada com a área e muito animada para viver essa experiência única”, afirma a jovem.
Busca por apoio financeiro
Embora esteja entusiasmada, a estudante ainda enfrenta o desafio de financiar a viagem para os Estados Unidos. Yara está em busca de patrocinadores que possam contribuir para a realização deste sonho e ajudá-la a representar Jaú e o Brasil em um evento de tamanha relevância internacional.
Fonte: JCNET