Ex-PM acusado de executar foragido em Ourinhos é absolvido por júri popular

Foto: Arquivo Pessoal

O ex-Policial Militar, Alexandre David Zanete, acusado de envolvimento no assassinato de um homem, em Ourinhos (SP), foi absolvido pelo júri popular, sob a alegação de legítima defesa. Decisão foi divulgada, no começo da madrugada desta sexta-feira (17) após 12 horas de julgamento.

As cinco mulheres e os dois homens que formaram o júri popular decidiram pela absolvição do ex-subtenente após ouvirem três testemunhas de acusação, duas testemunhas de defesa e outras duas pessoas, intimadas a participar do júri, entre elas o delegado responsável pela investigação do caso, e a esposa da vítima.

O caso aconteceu em setembro de 2021, quando Murilo Henrique Junqueira, que era procurado pela Justiça, foi morto a tiros durante uma abordagem feita por Alexandre David Zanete e pelo então cabo João Paulo Herrara. Uma câmera de segurança registrou a ação dos policiais.

Os dois foram expulsos da corporação em maio de 2022, mas apenas Alexandre foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio qualificado.

O MP não apontou o cabo como investigado por homicídio, apesar de eventual responsabilidade por fraude processual, suspeito de alterar a cena do crime.

A princípio, o julgamento seria no dia 30 de novembro do ano passado, mas houve o remanejamento para o 1º de fevereiro de 2024, antes de nova remarcação para maio deste ano.

Fonte: g1 Bauru e Marília

Leia também