Fartura se destaca na prevenção da obesidade infantil

Foto reprodução

No cenário nacional da saúde infantil, o município de Fartura, conquistou um marco significativo quanto à Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, conhecida como Proteja. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Saúde, busca conter o avanço da obesidade entre as crianças, contribuindo para a promoção de cuidados e aprimoramento da saúde nutricional infantil.

Fartura alcançou êxito no desempenho dos três indicadores de monitoramento estabelecidos, garantindo a recepção integral (100%) do incentivo proposto. Além disso, em reconhecimento ao excelente desempenho, será repassado um valor adicional de R$ 11.446,75.

Em 2023, foram pesadas 1.795 crianças, representando 88,42% da faixa etária alvo. Os dados das crianças que foram acompanhadas, revelam que na faixa etária de 0 a 5 anos: 32% das crianças apresentam peso classificado entre risco de sobrepeso e obesidade; na faixa etária de 5 a 10 anos: 38% das crianças apresentam peso classificado entre sobrepeso e obesidade grave.

Segundo a nutricionista do Proteja, Luciana Riato Sanches, embora os números destaquem o sucesso da iniciativa em Fartura, é importante reconhecer a preocupação gerada pelos índices de sobrepeso e obesidade infantil. A obesidade é um fator de risco para diversas doenças crônicas, incluindo hipertensão e diabetes.

O coordenador de Saúde de Fartura, Doriveti Gabriel, reafirma seu compromisso em enfrentar esse desafio de saúde pública, investindo em estratégias e programas que promovam a saúde e o bem-estar das crianças, contribuindo assim para um futuro mais saudável e promissor.

Fonte: Sudoeste do Estado

Leia também