IRPF: como doar para o RS sem gasto extra usando a declaração

Imagem ilustrativa

As doações diretamente na Declaração do Imposto de Renda são uma opção para quem deseja contribuir com os afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul. Além dos gaúchos, é possível doar para outros projetos sociais e culturais, sem gastar dinheiro a mais.

A ajuda pode ser feita pelo recurso da doação diretamente na declaração, que repassa o dinheiro que seria adquirido pelo governo para uma entidade assistencial. A colaboração pode ser feita por quem ainda tem o imposto a pagar e também por aqueles que tem IR a restituir.

Como funciona?

As doações serão abatidas do Imposto de Renda, porém, com algumas condições. É possível encaminhar até 6% do imposto devido para fundos no Rio Grande do Sul ou outro projetos de assistência de sua escolha, sendo limitado a 3% para cada.

É importante saber que as organizações são designadas pela Receita Federal, e o contribuinte tem a opção de destinar parte do Imposto de Renda para um fundo estadual ou municipal. As colaborações feitas a entidades não aprovadas pela Receita Federal não são válidas para abatimento do Imposto de Renda.

Após escolher a entidade que receberá a doação, o tributário deve emitir o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pagar o valor até 31 de maio. Caso seja o morador de uma das 336 cidades do Rio Grande do Sul que estão em estado de calamidade pública, o prazo vai até 31 de agosto. Clique  aqui para ver a relação dos municípios.

Depois da data-limite, a doação será desconsiderada e o contribuinte terá de fazer uma declaração retificadora, retirando a doação.

Como doar direto na declaração?

A doação pela declaração admite que até 3% do imposto a ser pago seja enviado aos fundos especiais, ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ou para fundos especiais aos idosos. Se for do desejo do contribuinte, é permitido doar para os dois, mas o limite é de 3% para cada no IR, chegando a 6% no total.

E com o imposto a restituir? Como doar?

Os limites são os mesmos da declaração, somente o valor que será acrescentado à quantia que será restituída. O contribuinte irá pagar o Darf e, no reembolso, terá o valor doado pago de volta, com a correção pela Selic, taxa básica de juros.

Passo a passo

As contribuições devem ser registradas na seção “Doações Efetuadas”, incluindo o nome e o CNPJ da organização beneficiada, o valor doado e o valor a ser deduzido.

1- acesse o programa da Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal e clique modelo completo de Declaração. Se estiver utilizando o aplicativo Meu Imposto de Renda, vá no item Pagamentos e selecione Doações diretamente na declaração;

2- selecione “Doações Diretamente na Declaração” e escolha o tipo de fundo para o qual deseja fazer a doação. Para o Rio Grande do Sul, o CNPJ será gerado automaticamente pelo programa da Receita Federal;

3- digite o valor a ser doado, lembrando do limite máximo de 6% do imposto devido;

4- em seguida, clique em “Ok” e a doação será automaticamente transferida para o campo “Resumo da Declaração”, na aba “Cálculo do Imposto”;

5- certifique-se de que o valor da doação está correto e confirme a Declaração.

6- Ao finalizar a declaração, é preciso imprimir o Darf. Volte ao menu principal, clique em “Imprimir” e depois no Darf que você optou: Doações Diretamente na Declaração, ECA ou Doações Diretamente na Declaração, Pessoa Idosa. Se a doação foi para duas ou mais entidades, terá de imprimir um Darf para cada uma.

7- se o imposto ainda não foi pago, também é preciso imprimir outro ou outros Darfs. Para isso, selecione a opção “Darf do IRPF”.

Rio Grande do Sul

Diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, o estado demanda ajuda imediata. Praticamente todas as regiões do estado foram atingidas pelas tempestades desde o último final de semana de abril.

O que doar?

Kits de higiene e limpeza

Agasalhos e roupas íntimas

Roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores

Móveis e eletrodomésticos

A Defesa Civil Estadual concentra esforços em buscas e resgates, mas aceita doações no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Telefone: (51) 3210-4255.

Outra opção é doar via pix para o governo do RS (CNPJ: 92.958.800/0001-38). Ao doar, verifique se o nome da conta é “SOS Rio Grande do Sul” e o banco é o Banrisul.

Fonte: IG

Leia também

Escanear o código