
Uma avaliação da equipe técnica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) identificou o lançamento de esgoto clandestino e o descarte irregular de lavagem de batatas no Ribeirão do Chá, em Itapetininga (SP). Moradores registraram mau cheiro e espuma na água.
Conforme a Cetesb, os técnicos percorreram áreas próximas aos Ribeirões do Chá, Ribeirão Carrito e Ribeirão do Aguda e em outros quatro afluentes desses cursos d’água, que representam grande parte da malha urbana do município de Itapetininga, entre segunda-feira (21) e terça-feira (22).
Os agentes identificaram a presença de esgoto clandestino no sistema de águas pluviais do município, além do descarte irregular de lavagem de batatas de um produtor rural. Segundo a avaliação, isso causou a formação de espumas, alteração na coloração das águas e mau odor nos cursos d’água.
A Cetesb informou que trabalha para identificar os responsáveis e adotar as medidas legais cabíveis. Os responsáveis podem responder por crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/98, que trata de poluição hídrica.
As investigações da Cetesb começaram após o problema ter sido identificado por moradores, na sexta-feira (18), quando a presença de espuma começou a ficar mais evidente, persistindo na segunda-feira (21).
Além de agentes da Cetesb, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) também enviou equipes ao local para verificar a situação.
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informou que, ao tomar conhecimento dos relatos, oficializou à Cetesb e à Sabesp, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a realização de vistoria no local para apurar o caso.
O caso segue sob investigação dos órgãos competentes.
Fonte: G1 – Itapetininga e Região