Médico e psicóloga viram réus por fraudes em atendimentos do Caps em São Miguel Arcanjo

Médico de São Miguel Arcanjo, no interior de SP, foi preso suspeito de fraudes no sistema de saúde — Foto: Mike Adas/TV TEM

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réus o médico e a coordenadora do Centros de Atenção Psicossocial (Caps) investigados por fraudar atendimentos médicos em São Miguel Arcanjo (SP). A decisão foi emitida em 19 de dezembro do ano passado, mas o g1 obteve acesso ao processo, que corre em sigilo, nesta quarta-feira (17).

O caso veio à tona em setembro de 2023, após uma denúncia anônima. Na época, o MP e a Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde e no Caps.

Conforme apurado pela reportagem, o médico psiquiatra, que é terceirizado, é acusado de estelionato contra a administração pública e a coordenadora da unidade por peculato eletrônico, fraude e prevaricação. Eles foram afastados de seus respectivos cargos.

De acordo com a denúncia da Promotoria de Justiça, o psiquiatra registrava no sistema da unidade do Caps um alto número de atendimento a pacientes, porém, não realizava o serviço. O esquema era coordenado por uma psicóloga, chefe da equipe e responsável pelo registro de consultas.

As investigações apontam que o acusado realizava, em média, 12 atendimentos por dia – menos da metade das 42 consultas diárias estipuladas em contrato – em uma jornada de trabalho entre às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h30.

As consultas restantes não eram realizadas, mas registradas ilegalmente no sistema de atendimentos da prefeitura. Ainda segundo as investigações, o médico obteve ilegalmente R$ 119.655,34 com o esquema.

Ainda segundo apuração da reportagem, a coordenadora e outras duas funcionárias teriam destruído documentos referentes ao esquema após saberem das investigações. Ambas funcionárias confessaram o crime e aceitaram acordos de não persecução penal, que permite que o réu não seja julgado ou preso pelo crime.

Fonte: Portal G1 

Leia também