Meio ambiente joga responsabilidade por vazamento de agosto para a Sabesp e afirma que notificará a empresa

Meio ambiente joga responsabilidade por vazamento de agosto para a Sabesp e afirma que notificará a empresa; Foto: A Voz do Vale.

Em nota encaminhada ao A Voz do Vale nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente jogou a responsabilidade pelo vazamento de esgoto no lago da Brabância, em Avaré, para a Sabesp, pois é a gestora pela água e esgoto do município.

A pasta afirma que irá notificar a empresa. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que a estação elevatória é de total responsabilidade da SABESP, responsável pela gestão de água e esgoto em Avaré. De qualquer forma, a pasta vai notificar a empresa para que a mesma verifique a existência de vazamento no local”.

A Sabesp também foi questionada pela reportagem, porém, até o momento, não se manifestou.

Na segunda-feira (16), um morador flagrou o vazamento de esgoto que escorreu diretamente para o Lago Bertha Bannwart. O incidente ocorreu logo após um festival de pesca realizado no sábado (14), quando a Prefeitura soltou peixes na água, ação que agora gera preocupações sobre a contaminação do local.

Em um vídeo, o munícipe expressou sua revolta diante da situação. “Soltou peixe aqui e o esgoto caindo direto no rio. Que pouca vergonha. Depois a gente manda (vídeo) e fala que é mentira. Os caras (pescadores) estão loucos da vida com a situação. Olha para você ver como está a situação de Avaré”, afirmou, ressaltando a indignação da comunidade local.

O morador questionou a lógica da soltura de peixes em um lago que, segundo ele, apresenta sinais claros de contaminação. “Dá uma chuvinha de nada e a água (esgoto) começa a vazar. Como que solta peixe em um rio como esse aqui? É brincadeira. Todo mundo pesca aqui e o esgoto caindo no rio”, destacou.

No vídeo, é possível observar o esgoto sendo despejado no lago, enquanto o munícipe tenta alertar a população sobre o problema. “Vejam a mer** caindo no rio e o povo pescando. A população está desacorçoada, pois jogaram peixe aqui e o esgoto caindo aqui. Se a gente não filma, falam que é mentira”, afirmou ele, clamando por ações efetivas das autoridades.

Fonte: A Voz do Vale

Leia também

Escanear o código