Na tarde da última quarta-feira, 20 de novembro, a Defesa Civil de Itapeva (SP) interditou parcialmente uma residência na Vila Taquari após o desabamento de parte do imóvel, causado por uma irregularidade em uma obra realizada por um vizinho. Segundo a Defesa Civil, a retirada inadequada de terra no terreno da obra vizinha comprometeu a estrutura da casa, resultando no desabamento de uma parte da residência. Felizmente, a moradora não se feriu, e a Prefeitura de Itapeva confirmou que a mulher está bem, apesar da interdição parcial do imóvel.
Após o incidente, a Defesa Civil e a Guarda Municipal prestaram os atendimentos necessários, e a moradora foi orientada a permanecer na residência, uma vez que a interdição não envolveu a totalidade do imóvel. Este caso ocorre pouco mais de um mês após um outro acidente na cidade, no qual um muro desabou durante uma chuva forte e matou uma mulher de 47 anos. O muro pertencia a uma obra que havia sido embargada pela prefeitura em agosto deste ano, em razão de irregularidades no projeto de construção.
De acordo com a Prefeitura de Itapeva, a fiscalização da obra irregular foi realizada pela Defesa Civil, juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), que no dia 12 de agosto de 2024, embargou parcialmente a construção. A medida foi tomada após uma denúncia sobre os trabalhos irregulares, sendo determinada a paralisação da obra, com exceção da construção de pilares para sustentação das paredes já executadas. A responsável técnica pela obra protocolou um pedido de regularização junto à Secretaria de Obras do município, que segue em análise.
A Prefeitura de Itapeva segue acompanhando a situação, e reforça o compromisso com a segurança da população, enfatizando a importância da fiscalização de obras e da regularização das construções para evitar novos incidentes.
Fonte: g1