Pizzaria do centro-oeste paulista está entre as 50 melhores da América Latina em 2024

Pizzaria de Ourinhos (SP) ficou entre as 50 melhores da América Latina — Foto: Reprodução/Instagram

Localizada em Ourinhos (SP), a Wilma’s Pizza ficou em 48º lugar no ranking. Pizzaria é especialista na fabricação da pizza napolitana, versão que deu fama mundial a esta iguaria da cozinha italiana e consta na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco.

Uma pizzaria de Ourinhos (SP) está no ranking 50 Top Pizza, que elegeu as melhores pizzarias da América Latina em 2024. Este é o primeiro ano em que a premiação realiza um concurso regional na América Latina.

 

Os estabelecimentos listados no ranking foram avaliados por jurados anônimos, que não trabalham com gastronomia e que pagam pela comida consumida. Além da qualidade da pizza, pesam critérios como o ambiente, a carta de vinhos e até a gestão da fila de espera.

Localizada na Avenida Horácio Soares, 829, no Jardim Paulista, a Wilma’s Pizza ficou em 48º lugar no ranking. A casa foi inaugurada em 2016 e é comandada pelos chefs pizzaiolos Gabriel Salgueiro Tritapepe e Daniele Bombonatti.

O local é especialista na fabricação da pizza napolitana, versão que deu fama mundial a esta iguaria da cozinha italiana e consta na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco.

Para poder produzi-la, a pizzaria precisou do registro da Associação Verdadeira Pizza Napolitana (Associazione Verace Pizza napoletana), a AVPN.

O registro foi criado para proteger e profissionalizar os pizzaiolos na Itália e no exterior, que devem se comprometer a fazer a “Vera Pizza Napoletana” (verdadeira pizza napolitana), de acordo com a tradição, o processo de produção e os produtos utilizados.

“As massas são fermentadas de 24 horas a 30 horas no máximo, em uma temperatura controlada que varia de 18°C a 22°C. A pizza napolitana leva apenas quatro ingredientes: água, sal, fermento e farinha 00”, explica o estabelecimento de Ourinhos.

“O processo de fermentação lento, aliado a uma boa cocção, é o que deixa a pizza napoletana mais saborosa e digestiva, comparada aos outros tipos de pizza”, contam os chefs.

Ao contrário da pizza romana, a napolitana tem a massa grossa, uma borda generosa e usa poucos ingredientes. Além disso, a massa tem que “voar” nas mãos dos pizzaiolos para oxigenar.

“Elas vão ao forno à lenha por apenas 90 segundos e a massa contém apenas de 210 gramas a 215 gramas”, explicam os chefs nas redes sociais.

Na avaliação das melhores pizzarias da América Latina, o estabelecimento no centro-oeste paulista foi destacado como um local “informal, que conta com salas de jantar internas bem iluminadas e decoradas em estilo urbano, além de uma área externa, onde madeira, ferro forjado e elementos coloridos se misturam harmoniosamente”, diz o guia 50 Top Pizza na América Latina.

“O trabalho realizado entre o balcão e o forno, além do atendimento dos garçons acompanham o cliente na descoberta do prato napolitano mais querido do mundo”, diz a avaliação.

O guia ainda destaca as clássicas pizzas redondas, mas também o “divertido formato de estrela, além dos calzones recheados com ricota e cobertos com tomate, muçarela e azeite”.

“A marinara, feita segundo a tradição, a margherita, seja branca (cobertura com tomate cereja amarelo fresco) ou a clássica com molho de tomate, e a capricciosa, com legumes frescos e carnes curadas, são todas muito saborosas. A massa é preparada seguindo as especificações que ditam o preparo da verdadeira pizza napolitana”, finaliza o guia.

50 Top Pizza

50 Top Pizza é um prêmio criado na Itália em 2017. Nos anos seguintes, expandiu para o restante da Europa, Ásia/Pacífico e Américas.

Este é o primeiro ano em que o 50 Best Pizza realiza um concurso regional na América Latina. A premiação ocorreu no dia 17 de abril, no Rio de Janeiro.

Por Luís Ricardo da Silva, G1 Bauru e Marília

 

Leia também

Escanear o código