Começo esse texto com os significados de vocação e talento. A vocação, essa característica tão importantes, vem do latim “vocare”, que significa chamar. É um chamado da essência para uma determinada missão. É algo que te faz sentir bem ao realizar, que se faz com prazer. Já o talento está mais ligado à habilidade que se tem para realizar uma atividade. E talento pode ser inato ou desenvolvido ao longo da vida.
Há alunos que demonstram desde cedo, desde cedo mesmo que possuem vocação para certos conhecimentos e saberes. Tratam a busca pelo conhecimento como uma missão da qual não se pode e “não se quer” escapar. E há também alunos, esses um pouco raros que conseguem, além de vocacionar o que mais gostam, desenvolver muito talento e isso os destacam ainda mais.
É o caso de Ryan Pablo, nosso aluno do oitavo ano “A”. Com uma memória privilegiada, Ryan que cursa o oitavo ano do ensino fundamental anos finais é capaz de decorar falas para um esquete teatral em pouquíssimos minutos. Sei disso porque ele participou de uma eletiva minha de teatro em que ele se saiu muito bem. Mas Ryan pode até gostar de teatro, mas o que ele gosta mesmo é de matemática. É na matemática que ele vem se destacando e de certa forma fazendo história. Num universo de 2.810.469 alunos que estudam na rede pública no estado de São Paulo se destacar é um passo para garantir um futuro brilhante e Ryan foi um dos 225 medalhistas de ouro da terceira fase da OMASP (Olimpíada de Matemática do estado de São Paulo). Isso não é pouca coisa. Isso é fazer história.
Na entrevista a seguir constatamos o quanto gostar de estudar e ter um ambiente adequado para esse estudo é importante. Ryan conta um pouco de seu dia a dia, fala da importância do estudo de uma maneira leve e com um sorriso no rosto. E isso é muito legal!
Como que você começou a gostar de matemática?
“Desde pequeno, no fundamental 1, as atividades de matemática sempre me chamavam mais atenção e eu gostava mais, bem mais que as outras. A professora dava até a apostila do ano seguinte para eu responder.”
Você achava que esse era seu caminho?
“Sempre achei que meu caminho era ligado à área de exatas.”
Você tem uma boa memória?
“Sim. Eu tenho facilidade para decorar as coisas. Em pouco tempo sou capaz de decorar os slides de trabalhos que tenho que apresentar, por exemplo.”
O que você gosta de fazer no dia a dia?
“Ao chegar em casa ajudo o meu pai com as tarefas e vou pro computador. Faço curso de programação e matemática e jogo vídeo game. De vez em quando pratico futebol no campinho sintético perto de casa. Nos finais de semana geralmente passo com os familiares do meu pai onde tem churrasco e os primos com quem eu brinco. Tem final de semana que saio também.”
Qual seu maior objetivo de vida?
“Ter um bom emprego e ter uma família feliz, onde eu possa prover com tudo que é necessário e ter filhos.”
Qual sua religião?
“Católica, vou todo final de semana na missa na matriz.”
O que você acha da escola?
“Eu acho a escola muito boa. O ambiente está muito bom. Ah, e gosto da merenda também. É muito boa.”
Você tem muitos amigos?
“Bastante. Vários grupinhos. Da escola, os que jogam bola comigo no bairro e os do curso.”
Quais conquistas suas você tem mais orgulho?
“As medalhas de ouro e de prata da OBMEP. São de nível nacional e me levaram num passeio muito gostoso. A cerimônia de premiação foi em Florianópolis onde fiquei num resort no Costão do Santinho. Agradeço meu pai e os professores de matemática que me ajudam sempre por essas conquistas.”
Marco Antônio de Almeida
Professor
PEI “Abílio Raposo Ferraz Jr.”