A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, o segundo Boletim Informativo da Dengue do ano, com a confirmação de 27 casos da doença em Avaré, contabilizados entre os dias 1 e 29 de janeiro.
De acordo com os dados apresentados pela SMS, foram registradas 52 notificações de suspeita de dengue no período em questão. Desses, 23 casos foram descartados após a realização de exames, resultando em testes negativos para a presença do vírus.
Há duas notificações que ainda estão em fase de investigação para comprovar se há ou não a presença do vírus nos pacientes afetados. Os casos suspeitos estão sendo acompanhados pela SMS para monitoramento e adoção de medidas preventivas.
Dos casos confirmados, apenas um é considerado importado, ou seja, o paciente contraiu a doença em outra cidade ou estado. Os outros 26 casos são autóctones, ou seja, foram adquiridos dentro do próprio município de Avaré, indicando a presença de transmissão local do vírus.
A SMS reforça a importância de ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, para evitar a propagação da doença. A população deve eliminar possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, pneus, garrafas e vasilhas destampadas.
Além disso, é essencial adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes, principalmente nos horários de pico de atividade do mosquito (amanhecer e entardecer), e o uso de roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças e camisas de manga longa.
COMBATE – A Vigilância Sanitária de Avaré promove nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, nebulização e bloqueio em bairros da cidade em combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A nebulização, que se trata de aplicação de inseticida através de bomba portátil, acontece no Bairro Alto da Colina. O trabalho tem início às 8 horas.
A ação abrange parte das ruas 15 de Novembro, Sérgio Chaddad, Abílio Garcia, Rodolpho Keller, Da Colina, Fernando de Moraes, Monte Alto, Orquídeas, Paineiras, Ciro de Julio, Eduardo Vicentini, Mariana Garcia, Armando Garcia, Silvio Pepe Filho e Padre Maurício.
A nebulização apenas atinge os mosquitos adultos (alados), portanto não elimina as larvas que estão em água parada.
O trabalho poderá ser adiada em caso de chuva ou vento, explica o departamento.
Já o bloqueio, que é a eliminação de criadouros e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, acontece no Bairro Jardim Botânico.
Os agentes vão se apresentar nas residências com as credenciais (crachás). Em caso de dúvida, o munícipe deve entrar em contato pelo (14) 3732-7144.
A Vigilância Sanitária de Avaré pede a colaboração da população no atendimento às orientações dos técnicos.