São Paulo — O governo do estado de São Paulo declarou situação de emergência no município Artur Nogueira em razão da crise hídrica que atinge a região leste do estado. Atualmente, o nível da represa que abastece o município está em 15% de sua capacidade.
O decreto, publicado nesta segunda-feira (5/8) no Diário Oficial, tem validade de 180 dias e deverá facilitar atuação da Defesa Civil na cidade. O município, localizado na região metropolitana de Campinas, enfrenta um possível colapso no funcionamento das escolas e dos centro de saúde em razão da crise hídrica.
Reprodução/Prefeitura de Artur Nogueira
Reprodução/Prefeitura de Artur Nogueira
Reprodução/Prefeitura de Artur Nogueira
Reprodução/Prefeitura de Artur Nogueira
Na última sexta-feira (2/8), a Força Aérea Brasileira (FAB) repassou à cidade doações de água que seriam destinadas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Segundo a FAB, 58 toneladas de água foram levadas à cidade para garantir o abastecimento dos serviços básicos.
De acordo com a Prefeitura de Artur Nogueira, uma força tarefa está sendo organizada para transportar os recursos hídricos até as escolas para que os alunos não fiquem sem aulas. Há cerca de um mês o município decretou estado de crise hídrica, que prevê o racionamento na distribuição de água a seus moradores.
Leia também
Desde o inicio do mês de julho, diversos municípios do Brasil entraram em situação de emergência por causa da seca que afeta as regiões sudeste e centro-oeste do país.
Uma das causas para seca prolongada é o aumento da temperatura do Oceano Atlântico devido às mudanças climáticas, o que forma bloqueios atmosféricos que impedem a chegada de chuva no interior do país.