SOROCABA – Prefeitura de Sorocaba vai recorrer contra decisão de transferir elefante Sandro para santuário no MT

Modo Leitura
G1 - Sorocaba e Jundiaí
Justiça determinou que o elefante Sandro, do Zoológico de Sorocaba (SP), seja transferido para um santuário no MT — Foto: Thiago Ariosi/TV TEM

A Prefeitura de Sorocaba informou, nesta quinta-feira (10), que vai recorrer da determinação da Justiça para a transferência do elefante Sandro do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT).

A decisão judicial é do dia 23 de abril. Sandro é o morador mais antigo do zoo de Sorocaba e vive no recinto há 43 anos. Sua transferência acabou gerando divergências de opinião nos últimos anos. Em 2022, a Justiça negou uma liminar para a transferência. Segundo o Ministério Público, na época, mesmo sendo idoso, o animal encontrava-se em situação adequada no zoológico municipal.

André Costa, veterinário do zoológico de Sorocaba, explica que Sandro está com uma saúde boa, ele caminha com disposição e está com a saúde articular em dia, porém, possui um desgaste dentário por causa da idade.

“Quem não conhece a rotina do Sandro aqui, a gente tem muitos visitantes que ate vem com a ideia de que o santuário seja melhor pra ele, quando conhece a nossa realidade, vem aqui e sabe como é tratado, muda de ideia. Ele recebe todos os cuidados para que ele continue com essa saúde plena que ele tem desde que chegou”, diz o especialista.

Um especialista em animais selvagens, André Sena Maia, também fala sobre a permanência de Sandro em Sorocaba.

“Ele está acostumado com aquele local, ele tem a sua rotina, já está no finzinho da vida, ele é um ancião. Trocar ele é como trocar um idoso. Pegar um idoso que está acostumado com a casinha, com o sofá, com tudo o quê ele tem de rotina e simplesmente colocar num lugar amplo para que ele possa desfrutar, por exemplo, de um ambiente espaçoso. Isso atrapalha muito um animal que tem idade avançada”, finaliza.

Fonte: G1 – Sorocaba e Jundiaí

Leia também