
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), a Prefeitura de Tupã anunciou que vai atuar para zerar a fila de cirurgias ginecológicas. Atualmente, 269 mulheres aguardam procedimento, muitas há vários anos. Procedimentos dessa natureza são responsabilidade do Estado, mas, como a prestação deste tipo de serviço vem apresentando demora muito grande, o governo municipal assumirá a iniciativa.
“Só quem está há tanto tempo na fila sabe o tamanho do sofrimento e da frustração”, desabafou Francisca Angélica Barbosa Fernandes, que há mais de três anos espera a convocação para ser submetida a cirurgia de remoção de um pólipo. “É uma fila muito longa e esta ação vai trazer alívio para muitas famílias que estão sofrendo nesse momento”, acrescenta Elisângela Cristina Pacola.
Segundo o cronograma anunciado, serão realizadas 30 cirurgias por mês, até que toda demanda seja esgotada. Os atendimentos serão realizados segundo a gravidade dos casos, mas a previsão da Secretaria de Saúde é de que até dezembro todas as pacientes tenham sido atendidas.
Para realizar os procedimentos, serão mobilizadas várias equipes de especialistas, como anestesistas e cardiologistas, entre outros, que irão cuidar de todo o processo, acompanhando, inclusive, a recuperação das mulheres operadas.
“A ideia é cuidar de todas que estão esperando. Acolhimento é a palavra neste momento”, destacou o secretário de Saúde, Freddy Martinelli.
“A Prefeitura vai assumir essa responsabilidade porque a prioridade é cuidar de nossa gente com urgência. Não podemos ficar esperando, por isso estamos tomando essa iniciativa. É uma fila muito longa e não podemos esperar”, reiterou o prefeito Renan Pontelli. “Há pessoas que estão na fila há oito anos e essa situação não pode ter sequência. Toda estrutura da Prefeitura vai estar mobilizada nesse processo. O importante é tirar essas mulheres da fila”, garantiu.
O recurso para a realização desses procedimentos vem do governo federal e foi garantido através de emenda parlamentar. No total, serão destinados R$ 500 mil, com contrapartida da Prefeitura. Todas as cirurgias serão realizadas em Tupã, com participação da Santa Casa, que vai ceder as instalações e equipamentos para que os procedimentos possam acontecer.
Fonte: G1 – Bauru e Marília